top of page
InglesVitalicio.jpg

Diário de uma vida Sendo Eu 

Autoconhecimento, Terapias Energéticas, Experiências de vida e mais sobre minha jornada de Alinhamento e Contraste

New Beginnings • Começos

Um pouquinho do início de toda a minha trajetória no empreendedorismo e as 4 primeiras lições que tirei do meu primeiro projeto não sucedido.


Começos, recomeços e tropeços.


Eu assim como você talvez, também tive minha história de vida marcada por muito desses três. A começar claro pelo caminhar literal, esse mesmo que aprendemos aos 18 meses de idade em média, alguns mais e outros menos. E pelo o que escuto de todas as mães das mais variadas gerações é que: "não tem receita de bolo". Cada criança anda no seu tempo certo. E eu acredito que tanto empreendedorismo, quanto no inglês, é bem isso mesmo. rs


Eu me lembro até hoje da minha primeira aventura no ramo do empreendedorismo, quando eu nem mesmo sabia soletrar essa palavra ou sabia que ela existia, aos 8 - 10 anos de idade. Mas nessa época eu dei meu primeiro passo no mundo dos negócios e comecei a revender balas. Bala chita, 7 belo, Toffee e Pirulitos Yogurte 100 para ser mais específica.



É possível que você não se lembre de mais nenhum, mas aqui vão algumas imagens que podem refrescar seu paladar.


Hoje em dia talvez eu fosse proibida pelas mães do condomínio onde eu morava, mas na época foi uma das minhas primeiras grandes sacadas.


Ou da minha Avó, mais provavelmente, que era quem me levava para comprar os pacotes de bala.

Na época eu morava em um condomínio no bairro Buritis em BH, um bairro "novo" na época. E o meu condomínio era um daqueles bem isolados. O ponto de ônibus mais próximo eram cerca de 1,5km, juntamente com a padaria e outros comércios que começaram a surgir no bairro há 25 anos atrás.


Com isso, eu e todas as outras crianças do condomínio eramos reféns da tele-entrega da padaria ou dos chup-chups que uma das mães do condomínio vendiam (uma delicia por sinal). E eu não sei muito bem como a história se desenrolou para esse lado, mas a oportunidade bateu a minha porta e eu claro, não recusei.


Um belo sábado de manhã, eu andando pelo Mercado Central de Belo Horizonte, minha avó financiou os primeiros pacotes de bala para a revenda. E me ensinou a como colocar o preço em cada unidade daquele pacotão com milhares de balas, e a sempre guardar um tanto das vendas daquelas balas para comprar mais na próxima semana.


Aprendizado 1: Sempre reserve um montinho de balas para financiar o próximo pacote.

E eu fiz isso, e vendi tudinho.

Deu para pagar as balas que eu comi, comprar um novo pacote e na segunda receberia só o lucro. Um começo impressionante certo? Sim, mas com aprendizados.

Acabei levando alguns calotes dos que "me pagariam na segunda" e creio que nunca mais vi esse dinheiro.


Aprendizado 2: Não venda fiado.

Minha avó me levou novamente para comprar as mercadorias e como o negócio estava indo bem eu pedi um valor emprestado a ele e diversifiquei ainda mais a gama de produtos.

Acabei gastando um pouco mais contando com as vendas promissoras daquele mercado inexplorado. E as coisas estavam fluindo quando em uma tarde de verão, eu estava na quadra vendendo as balas e brincando ali mesmo, quando uns vizinhos chamaram para brincar de polícia e ladrão, que para mim era a brincadeira mais incrível da época.


Eu não quis subir com tudo para casa pois minha mãe não me deixaria descer novamente, então "moquei" (escondi) o meu estoque no balcão que usava para vendê-los, dentro do banheiro feminino. E então após algumas horas de corrida e brincadeira, fui juntar tudo para ir embora e descobri que havia sido roubada. Mercadoria, ganhos e minha dignidade.


Aprendizado 3: Work first, Play later

Aqui foi meu primeiro tropeço, ou queda do penhasco para aquela então pequena aspirante a empreendedora. E eu ainda tinha que pagar o empréstimo que fiz com a minha avó.

Aprendizado 4: Não pegue dinheiro com a vó contando com o que vai vender.

E o que eu fiz diante dessa dificuldade?

Vendi todo o resto que ainda tinha em casa e fui brincar de bola pois entendi que ainda teria muitos anos da minha vida para correr atrás das minhas balas.


Aqui vai um resumo com os aprendizados para você salvar no Pinterest ou na sua galeria.


E você, já passou por algum tropeço na vida de empreendedora?

Me conta aqui nos comentários.


 

Gostou desse conteúdo?


Compartilhe com alguém que também possa se interessar.

Siga meu instagram para ver um pouco mais do meu dia a dia, @isisparanhos .


Escute o episódio do meu podcast que fala sobre meus começos do momento.


Comentários


bottom of page